A importância da leitura



Olá mamães!


Acho muito legal ver crianças interessadas pela leitura e pais que incentivam esse habito nos pequenos desde cedo.


Confesso que peguei gosto pela leitura somente depois de adulta, não me perguntem o por quê, pois seria para ser diferente já que minha mãe é professora rsrs. Mas enfim, gostaria que com a Luíza fosse diferente, por isso a incentivo desde bebê. Com 8 ou 9 meses comprei o primeiro livrinho e para a minha surpresa ela ficou quietinha prestando atenção, e até hoje é assim. Nem preciso dizer que ela recebe o maior incentivo da vovó que sempre a presenteia com novos livrinhos rs.


"Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP). " (Site Educar para Crescer - Editora Abril)


A importância de ouvir histórias


"Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa.


A narrativa faz parte da vida da criança desde quando bebê, através da voz amada, dos acalantos e das canções de ninar, que mais tarde vão dando lugar às cantigas de roda, a narrativas curtas sobre crianças, animais ou natureza. Aqui, crianças bem pequenas, já demonstram seu interesse pelas histórias, batendo palmas, sorrindo, sentindo medo ou imitando algum personagem. Neste sentido, é fundamental para a formação da criança que ela ouça muitas histórias desde a mais tenra idade.


O primeiro contato da criança com um texto é realizado oralmente, quando o pai, a mãe, os avós ou outra pessoa conta-lhe os mais diversos tipos de histórias. A preferida, nesta fase, é a história da sua vida. A criança adora ouvir como foi que ela nasceu, ou fatos que aconteceram com ela ou com pessoas da sua família. À medida que cresce, já é capaz de escolher a história que quer ouvir, ou a parte da história que mais lhe agrada. É nesta fase, que as histórias vão tornando-se aos poucos mais extensas, mais detalhadas.


A criança passa a interagir com as histórias, acrescenta detalhes, personagens ou lembra de fatos que passaram despercebidos pelo contador. Essas histórias reais são fundamentais para que a criança estabeleça a sua identidade, compreender melhor as relações familiares. Outro fato relevante é o vínculo afetivo que se estabelece entre o contador das histórias e a criança. Contar e ouvir uma história aconchegado a quem se ama é compartilhar uma experiência gostosa, na descoberta do mundo das histórias e dos livros" (artigo Eliane Fernandes de Castro).


Por aqui a experiência tem sido muito positiva e consigo observar que a Luíza tem um ótimo desenvolvimento na fala. Além de ser um momento muito especial de interação entre nós. Claro, que com a correria da vida não tenho conseguido ser tão disciplinada em ler para ela todos os dias, mas pretendo melhorar isso, principalmente quando ela já estiver compreendendo bem as histórias.


Agora, quero deixar uma dica bem legal para vocês referente este assunto. Semana passada recebi o convite de um evento super bacana! O Piquenique Literário - A menina que indica livros. Este é o projeto da querida Catarina, a Cacá, uma menina de 9 anos, e que adora ler. Ela possui uma página no Facebook onde indica semanalmente livros infantojuvenis. E com a necessidade de compartilhar os livros pessoalmente, com a ajuda dos seus pais, criou o Piquenique Literário, um encontro para aproximar crianças e adolescentes da leitura e também aproximar pais e filhos. Um momento de muita interação, cultura, diversão e amor. Esta já é a 6º edição do Piquenique, um sucesso!

Nos eventos anteriores não consegui participar, pela Lú estar muito novinha ou por algum compromisso, mas quero muito poder participar deste.


Para quem tiver interesse em participar, seguem informações. Vou compartilhar o convite pelo Facebook também, para que possam curtir a página da Cacá.


Piquenique Literário - A menina que indica livros

Data: 13 /12 /2015

Horário: das 9h30 às 12h30

Local :Parque Sabesp da Mooca (Av. Paes de Barros, 2017 - Mooca - São Paulo - SP



Grande beijo!


Fabielle Leite


* Link dos textos citados

Educar para Crescer - http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml

Artigo Eliane Fernandes de Castro - http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-literatura-infantil-para-desenvolvimento.htm

#Atividades #leiturainfantil

Incrível Maternidade
Posts Destacados
Posts Recentes