Coelho, ovos e o verdadeiro sentido da Páscoa.


Foto: matéria Revista Crescer (7 brincadeiras para animar a Páscoa das crianças)

Antes de ser mãe eu pensava: “Quando tiver filhos, vou fazer pegadas de coelho pela casa e esconder os ovos de Páscoa para o (a) meu filho encontrar”.


Mais uma Páscoa chegou, e hoje sou mãe de uma linda menina de 1 ano e meio. Lembrei desse antigo desejo. O ano passado a Lú nem andava, mas este ano cogitei fazer a brincadeira da caça aos ovos. Sei que ela nem entenderá o motivo da brincadeira rsrs, mas acho que seria divertido, já que está na fase de brincar de esconder e achar as coisas. Ainda não decidi se irei fazer e como fazer, mesmo porque ela ainda não come chocolate. Talvez esconda o coelhinho hahaha...


E pensando sobre esse pequeno dilema (fazer a brincadeira este ano ou não fazer) surgiu a seguinte reflexão: Será que é dessa forma (enfatizando coelhinho e ovos de Páscoa) que quero ensinar para a minha filha o significado da Páscoa? Como vou explicar para ela a relação da Páscoa com coelho e chocolate? Aliás, será que tem alguma relação? rs.


Sei que a minha filha ainda é muito pequena para eu tentar explicar, e levará tempo para que entenda o verdadeiro sentido. E apesar de parecer apressado, são questionamentos que me faço desde já.


Bom, sabemos que o coelhinho não vai deixar de existir, vamos continuar querendo que ele participe da nossa Páscoa, afinal, são tãaao fofinhos! rs. E o chocolate? Quem não gosta, né? Até a ciência já comprovou que essa delicia traz alegria e benefícios para nós rs. Então fui em busca de informações, já para começar a me preparar para as futuras explicações que terei que dar sobre essa relação “Páscoa X coelhinhos com ovos de chocolate” rs.


Não vejo problema em brincarmos e presentearmos com esses “símbolos”, mas não podemos esquecer o principal, ensinar aos nossos filhos sobre a ressureição de Cristo, sobre a verdadeira importância dessa data.


Vamos então aproveitar para relembrar um pouquinho?


A Páscoa Cristã

Para os Cristãos é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.


A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). A data é sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.


Páscoa judaica

Para os judeus, a Páscoa (Pessach ou Pesach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito, aproximadamente em 1280 a.C.


As festividades começavam na tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan. Era servida uma refeição semelhante a que os hebreus fizeram ao sair apressadamente do Egito (o Sêder de Pessach).


Os coelhos não põem ovos e, por isso, as pessoas se perguntam por que os dois são símbolos da Páscoa?


O ovo é uma tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no Equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono). Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época, as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração.


A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

http://www.significados.com.br/pascoa-crista/

http://www.turminha.mpf.mp.br/nossa-cultura/pascoa/por-que-ovos-e-coelhos-sao-simbolos-da-pascoa

Grande beijo

Feliz Páscoa!!

Fabielle Leite


Incrível Maternidade
Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round