top of page

Quartinho da Lú - algumas soluções que encontrei para um espaço pequeno

Olá pessoal!!

Tudo bem?


As vezes recebo algumas perguntas sobre o quartinho da Lú, por isso, resolvi compartilhar com vocês um pouquinho das mudanças que fiz nessa transição de quarto de bebê para quarto de criança.


Ainda não está perfeito e como eu gostaria, mas posso dizer que já melhorou bastante rsrs. Pelo menos agora ele está habitável.

Quem mora em apartamento pequeno, como eu, sabe que achar um lugar para guardar qualquer coisa é uma verdadeira missão, com filho essa missão torna - se quase que impossível, não é verdade? rs. O Quarto da Lú mede 2,18 x 2,35 metros. Transformar esse pequeno espaço em um ambiente divertido para as brincadeiras e ao mesmo tempo aconchegante para o descanso é um desafio constante rs.


Sei que quarto de criança não para arrumado, nem tenho mais essa pretensão rsrs, mas descobri que é importante que cada coisa tenha o seu lugar.


Você sabia que, organizar por cores, tamanhos ou outros, ajuda a criança a desenvolver o senso de organização e comunicação visual? Podemos ajudá-los nesse aprendizado através dos jogos, brincadeiras, mas também através da organização do ambiente, no caso, o quarto.


Quando todos os brinquedos ficavam jogados dentro de uma caixa, a Lú parecia ficar perdida, sem saber exatamente com o que brincar.


Depois que criei locais específicos para alguns brinquedos percebi que:


  • Agora ela seleciona melhor a brincadeira do momento (apesar de ainda espalhar os brinquedos pelo quarto rs).

  • Ficou mais prático para ensiná-la que cada coisa tem o seu lugar e que depois de brincar é preciso guardar. Por exemplo, ela já sabe que o jogo de massinha fica dentro do forninho, que o monta-monta (Lego grande) fica no armário, que as princesas ficam na casinha e etc...


Bom, então vamos lá! vou mostrar um pouquinho do quarto. Mini Cozinha

No lugar onde ficava a caixa de brinquedos montamos uma mini cozinha.


O legal dessa cozinha é que além de servir para as brincadeiras (a Lú adora brincar de cozinhar), ela também serve como armário para guardar alguns brinquedos. Peguei a dica no Blog Mamãe Plugada. No armário guardo os brinquedos de encaixe e alguns brinquedinhos menores. No forninho deixo alguns brinquedos de comidinha e massinha.

Medidas: Pia e Fogão 70x60x40cm (em MDF)

Achei compacta, não ocupa muito espaço e ajuda bastante na organização dos brinquedos. Onde comprei: no Ateliê Nelma Almeida. Tem cozinhas mais completas e em outros acabamentos, como por exemplo em Laca. Uma mais fofa que a outra!. obs. Para completar o espaço da cozinha, peguei um armarinho de vime que eu tinha, tirei as gavetas e virou uma mini estante para guardar mais brinquedos (pratinhos, copinhos, panelinhas, comidinhas , frutas e legumes em velcro....)


Caixa de brinquedos com rodinha.


A solução perfeita quando você precisa de um objeto que tenha mobilidade, ou seja, que você pode arrastar de um lado para o outro.


Você deve estar pensando "mas ela acabou de dizer que deixar tudo dentro de uma caixa de brinquedo não é legal!" rs. Realmente, ter somente a caixa de brinquedo como opção para guardar não é funcional, mas a caixa pode ser um dos recursos. Neste caso, utilizo para guardar as pelúcias, que são os brinquedos que a Lú brinca com menos frequência.


A caixa com rodinha era exatamente o que eu precisava, pois o local que tenho disponível é em frente a porta do guarda-roupa, então é um tal de arrasta pra lá e arrasta pra cá.


Medidas: A32, L25.00, C55.00

Peso: 7000 g

Onde comprei: Atelie Decoreco

Loja do site Site Elo7


Prateleira casinha


Prateleira, prateleira e mais prateleira, era só o que eu pensava. E para não deixar o ambiente monótono com tantas, durante minhas pesquisas na internet, encontrei uma pequena estante em forma de casinha (ou seria um prédinho?? rs...).


Procurei uma empresa aqui de São Paulo que pudesse fazer. Enviei a foto com o modelo e as medidas que eu queria.


Ficou exatamente como pedi. A Lulú ficou tão apaixonada, que nesse dia foi dormir falando da casinha rs. Onde comprei TEF Design (Empresa séria, entregou no prazo, equipe muito profissional e atenciosa. Recomendo!.)

Site Elo7


Cama


O improviso que deu certo! rs


Queria muito aquelas camas Montessori em formato de casinha, sabe?. Mas pensei, pensei....e cheguei a conclusão que esse não era o momento. Eu teria um custo elevado (que não era a minha intenção) e comprometeria um pouco do espaço do quarto atual (que é minusculo rs). Então pensando nesses detalhes, decidimos aproveitar o bercinho da Lú que vira mini cama. Porém, mesmo sendo uma mini cama, percebemos que a altura ainda não era segura para a nossa pipoquinha que ama brincar de Pula - pula rs. Resultado, o estrado da cama ficou direto no chão. Conseguimos aproveitar parte da cabeceira. Improvisei uma cabana com parte do mosqueteiro do berço. Gastei somente com os rolinhos e a grade.


Quando ela está brincando, tiro a grande para aproveitar a cama e ampliar o espaço da brincadeira.


Enfim, apesar de não ser ainda a cama dos sonhos, gostei do resultado! Alias, não só eu, a dona do quarto também amou! rs


Que gracinha ver a alegria dela e perceber a autonomia que está adquirindo com a cama. Depois farei um Post sobre isso, pois está sendo uma experiência fantástica! .


Onde comprei os rolinhos

Ateliê da Lica

Recomendo! chegou direitinho e foi super atenciosa!


Onde comprei a grade

Loja Alô Bebê


Lugar para guardar os livros



Na verdade, queria que fosse uma prateleira que ficasse na parede, mas ainda não achei um espaço ideal no quarto para fixar. Então os livros estão provisoriamente no pé da cama. O importante é que possuem um lugarzinho próprio para eles e estão de fácil acesso para a Lú pegar e "ler" sempre que quiser.


Comprei a prateleira com visor de acrílico para guardar livros e bonecas, mas errei na medida rs. Assim que eu tiver uma parede para fixar rs, farei outra dessa para guardar as bonecas, porém menos profunda, como no exemplo abaixo.


Foto do site da loja



Onde comprei

Site Elo7


O Espelho


Bom, o espelho não é novidade, já faz um tempo que coloquei. Adoro o método Montessori, e apesar do quarto da Lú não ser um legitimo quarto montessoriano, tentei buscar algumas inspirações no método. O espelho foi o primeiro recurso que percebi que seria possível utilizar. Quem quiser saber mais um pouco sobre o assunto clique aqui. Enfim, a Lú ama brincar em frente ao espelho. Vira e mexe a flagro interagindo com ela mesma, dando gargalhadas, dançado, conversando e fazendo caras e bocas. Pura diversão! rsrs...

Este é um item que recomendo ter no quarto de todas as crianças! principalmente as da faixa etária de 04 meses a 03 anos. Mas atenção! o espelho deve ser específico para os pequeninos (Leve, bordas arredondadas e muito bem fixado). Onde comprei:

Loja Visual Laser


Mesa de atividade


A Lulú ganhou da vovó Tê no dia das crianças e achei um ótimo presente, pois o legal dessa mesinha é que a tampa abre, então guardo ali os lápis, cadernos de desenho e algumas atividades de montar.


Por ser leve, cada hora a mesa está em um lugar rsrs. Atualmente está na sala, mas quando preciso liberar espaço passo para o quarto. E assim vamos levando brinquedo pra lá, brinquedo pra cá....rs.


É isso pessoal! Espero que o post de hoje tenha despertado, pelo menos um tiquinho rs, a imaginação de quem está procurando alternativas para organizar os brinquedos do pequeno(a).


Quem tiver mais dicas de melhoria para o quarto da Lú, pode mandar que vou adorar! rs.


Beijos

Fabielle Leite



Incrível Maternidade
Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page