Carnaval - Pintando o rosto das crianças com segurança.


Olá pessoal!!

Tudo bem?


O carnaval está chegando e fazer pinturas divertidas no rosto faz parte da brincadeira, não é mesmo?


Este ano gostaria de fazer alguma pintura no rostinho da Lú para incrementar o look da fantasia (Claro, se ela autorizar rsrs). Então fiz uma rápida pesquisa sobre produtos para pintar o rosto de criança e encontrei algumas informações importantes, que vou compartilhar com vocês.


É seguro pintar o rosto de crianças?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que essa prática em excesso pode trazer prejuízos para a pele sensível da criança, que absorve com mais intensidade as substâncias químicas presentes nas tintas.


A partir de que idade a criança pode usar pinturas?

A idade mínima é aquela que a criança tem discernimento para evitar passar o produto nos olhos e na boca.


Tipo de tinta

Os pais não devem esquecer que as tintas especiais para maquiagem infantil não devem nunca ser substituídas por outros produtos, como guache. Produtos que não são fabricados especialmente para a pele das crianças podem causar irritação alérgica e até queimaduras.


Atenção para o Glitter/Purpurina

A purpurina pode causar irritação aos olhos e inclusive, lesão da córnea, pois a criança tende a coçar os olhos. Ela só é indicada para crianças com mais de 6 anos de idade. Fique atento à matéria-prima do pó brilhante glitter, ela pode ser inadequada para o uso sobre a pele. O único seguro para utilização cosmética é o feito a partir de poliéster, com a gramatura 008 ou menor. Esta é a medida recomendada pelos órgãos reguladores, que classificam como “tamanho de cosméticos” e próprios para um uso seguro sobre a pele".


Local da aplicação

Na hora de fazer a aplicação, mesmo com os produtos especiais aprovados pelo Ministério da Saúde, é preciso tomar alguns cuidados. A maquiagem não deve ser aplicada muito próxima à região dos olhos e da boca. Caso a pele da criança apresente sinais de irritação, pinicação ou coceira, o produto deve ser retirado imediatamente com água.


Faça um teste antes

Certifique-se de que a tinta é mesmo hipoalergênica. Por isso é preciso observar todas as indicações e fazer um teste antes, aplicando um pouco de tinta em uma pequena parte do antebraço.


Tipo de pincel

Também é importante prestar atenção na escolha dos pincéis que serão usados. Eles devem ter cerdas macias. Uma boa dica é dar preferência para os pincéis de cerdas naturais. Não utilize os pincéis de uso em tecido, pois as fibras rígidas podem arranhar o rosto da criança.


Como retirar a pintura?

As tintas à base de água são retiradas utilizando água morna e sabonete neutro ou lenços umedecidos. Marcas que informam seguir os padrões de segurança: Colormake - http://www.colormake.com.br Faber-Castell - Cara Pintada - http://www.faber-castell.com.br Eu optei pelo lápis Cara Pintada, da Faber-Castell. Por ser lápis, acho que terei mais coordenação motora rsrs. A minha intenção é só fazer um desenho pequeno no rostinho, até porque, acho que ela não deixará fazer uma pintura muito elaborada rs.

Onde comprei:

Kalunga - http://www.kalunga.com.br

Valor: R$ 43,60 (Sim, achei caro também! mas já comprei visando a Festa Junina. E empresto para as amigas que precisarem! rs).


Apesar de ter comprado, confesso que estou no dilema se realmente vou utilizar, pois estou com uma dúvida martelando a minha cabeça. A Lú só tem 2 anos, por mais que eu explique a diferença, será que depois ela não vai achar que pode pintar o rosto com qualquer lápis e tinta?


O que vocês acham? Deixem nos comentários a opinião de vocês rs. Grande beijo

Fabielle Leite

Fontes:

- Arte Ativa - Eventos Infantis

Site: http://www.arteativaeventosinfantis.com.br - Ricardo Cabral, docente do curso Maquiagem do Senac Bauru.

link. http://www.jcnet.com.br/Geral/2013/02/maquiagem-de-criancas-para-o-carnaval-precisa-de-produtos-especiais.html - Rosi Dias, Professora de pintura facial.

link: http://proportoseguro.blogspot.com.br/2009/05/10-dicas-para-pintura-facial.html

#Carnaval #Pinturafacialinfantil

Incrível Maternidade
Posts Destacados
Posts Recentes