Páscoa - como falar sobre perdão, morte e ressurreição para uma criança de 2 anos?
Como falar sobre perdão, morte e ressurreição para uma criança de 2 anos?
Complicado, né? Todos os anos reflito bastante sobre isso.
Mas acredito que existe tempo para todas as coisas, e com certeza, chegará o dia de explicar de forma mais clara e direta sobre o verdadeiro sentido da Páscoa para a Luíza.
Costumo dizer que por enquanto estou preparando o solo para plantar a semente. Por aqui estou tratadano o assunto como "Vida". Ressurreição não deixa de estar ligada à vida, né?. Jesus vive! Então, porque não focarmos na palavra vida?.
Mesmo sem ela compreender muito bem, tenho repetido: "Lú, está chegando a Páscoa. Na Páscoa comemoramos a "vida" do nosso amigo Jesus".
Acho que essa é a forma mais simples que encontrei de ir preparando a cabecinha dela para um entendimento maior no futuro sobre morte e essurreição.
Mas e o coelhinho? Sim, aqui em casa tem coelhinho e caça aos ovos. Não vejo porque excluir minha filha dessa brincadeira tão tradicional.
E para não deixar a cultura do coelhinho esconder o verdadeiro sentido da Páscoa, criei minha própria justificativa para a existência dele rs, com a seguinte história: "Filha, o coelhinho traz ovinho surpresa para as crianças que tem um coração grato. Ou seja, para as crianças que todas as noites antes de dormir oram e agradecem ao papai do céu".
Dessa forma vamos incentivado a oração e trabalhamos o tema gratidão, que no meu entendimento, também, está relacionado com o espírito da Páscoa. Bom, é assim que estamos trabalhando com o tema Páscoa. Certo ou errado não sei rs, mas foi a forma mais simples que encontrei para uma criança de 2 anos. E por aí? Beijo grande
Feliz Páscoa para todos!!